Em um mundo cada vez mais digital, não é incomum vermos empresas buscando novas formas e estratégias de aumentar a sua popularidade online. Afinal, é por lá que a relação com seus leads, consumidores e parceiros se desenvolve: muitas empresas, inclusive, atuam unicamente pela internet.
Porém, não são apenas as marcas que enxergaram nesse canal uma oportunidade para expandirem a sua atuação. Isso porque os fraudadores também veem no mercado online uma chance de se apoiar em marcas legítimas para divulgar seus golpes.
Entre as ocorrências mais comuns, encontramos os sites e anúncios phishing, práticas fraudulentas voltados para divulgar promoções falsas ou, até mesmo, captar informações sensíveis de usuários inocentes.
Quer entender o que realmente são ações de phishing e como impedir que elas firam a sua marca e os seus consumidores? Venha com a Branddi e entenda como se proteger!
O que é Phishing?
O termo phishing é uma escrita variante da palavra “fishing”, do inglês “pescar”. O nome diz muito sobre a forma com a qual essas fraudes operam: por meio de “iscas” digitais que buscam atrair usuários usando de mensagens que exploram confiança e urgência.
Para isso, esses fraudadores desenvolvem perfis, domínios, e-mails, anúncios falsos, sorteios, vouchers, SMS ou aprovações de cartões de crédito não solicitados. Porém, independentemente do formato, o objetivo é apenas um: utilizar elementos pertencentes a marcas idôneas para emular uma falsa credibilidade aos olhos do público.
Principais tipos de phishing
Ainda que os objetivos sejam iguais, as práticas de phishing diferem em formatos e alvos, o que torna essas ocorrências não apenas mais complexas de se identificar, mas também de rastrear.
Entre as categorias mais comuns, podemos citar:
- Phishing por e-mail: um dos métodos mais tradicionais, utilizando e-mails fraudulentos para enganar usuários desavisados;
- Spear phishing: nessa categoria se encontram aquelas ações direcionadas a indivíduos ou empresas específicas, com mensagens personalizadas e altamente convincentes;
- Whaling: variante do spear phishing que visa altos executivos ou figuras importantes, com alto potencial de prejuízo;
- Pharming: técnica de phishing que redireciona o tráfego de internet de sites legítimos para sites falsos através da manipulação de DNS.
O perigo oculto de mensagens phishing para marcas
Quando falamos sobre práticas de phishing, é comum imaginarmos os consumidores como as únicas possíveis vítimas desse tipo de fraude. Esse pensamento, entretanto, não é apenas equivocado: é perigoso.
Isso porque muitas marcas, ao acreditarem estar protegidas desse tipo de ocorrência, não investem em proteção digital e acabam se tornam alvos fáceis para fraudadores. Mas você realmente sabe qual é o real perigo dessas ocorrências para marcas legítimas?
Sites, anúncios e mensagens phishing que estejam usando elementos pertencentes à sua marca podem não só roubar as suas conversões orgânicas, como também afetar profundamente a confiança que o seu público tem na sua empresa. Isso sem contar o risco que essas ameaças trazem para a segurança da marca quando são usadas por criminosos.
Ou seja, entender como se proteger de práticas de phishing é essencial não apenas para proteger o seu consumidor como a sua presença digital. Garantindo, assim, que a sua marca seja a única a lucrar com a sua propriedade intelectual.
Mas como blindar a sua empresa contra o phishing?
Como proteger a sua marca contra o phishing?
Ainda no ano passado, em 2023, o Google lançou para o público o relatório Google Cloud Cybersecurity Forecast 2024. Nele, uma informação chamou a atenção e despertou preocupação entre os especialistas: o avanço combinado dos ataques phishing com a IA generativa em 2024.
Essa nova realidade despertou nas marcas a necessidade de se preparar para lidar com ocorrências cada vez mais convincentes, evitando que elas impactem negativamente a empresa.
Pensando nisso, a Branddi resolveu trazer três dicas exclusivas para que as marcas se protejam contra o phishing. Confira!
Conscientize sua equipe e seu consumidor
A educação a longo prazo é uma ferramenta poderosa para proteger qualquer marca das ameaças digitais. Por isso, é tão importante que a sua empresa entenda e fomente instruções de segurança e vigilância, não apenas entre a equipe como para o seu consumidor.
Afinal, essa consciência por parte do seu público vai ajudá-lo a identificar falhas no padrão da sua comunicação para revelar possíveis ocorrências de phishing.
Incentive também os seus colaboradores a manterem uma desconfiança direcionada para esses casos, orientando-os a reportar qualquer atividade suspeita ao departamento de segurança da informação da sua companhia.
Unifique e padronize os canais de comunicação e interação da sua marca
Tom de voz e personalidade de marca são conceitos comuns ao branding no marketing. Porém, eles também podem se tornar aliados da sua segurança!
Isso porque, ao alinhar os canais e a forma de interação da sua empresa, isso cria uma solidez de discurso aos olhos dos seus clientes e parceiros. Dessa forma, e-mails, mensagens ou anúncios que fujam do padrão criado despertarão desconfiança.
Essa unidade de marca não apenas protegerá o seu negócio, como também dará mais autoridade e identidade aos seus comunicados, afastando os fraudadores que se aproveitam de falhas na sua estrutura.
Conte com um suporte especializado para realizar um monitoramento contínuo
Tão importante quanto dedicar tempo e recursos para impulsionar a sua segurança digital é saber por onde começar a construí-la.
E é aí que um parceiro especializado como a Branddi entra: ao contar com uma expertise no tema, a nossa equipe vai realizar um acompanhamento atento e aprofundado. Ou seja, capaz de identificar até mesmo aqueles fraudadores experientes que atuam abaixo da vigilância média do mercado.
Ao reconhecer essas atividades suspeitas com antecedência, a sua marca garante mais tempo hábil para criar respostas mais orientadas e acertadas. Como resultado, o seu negócio consegue diminuir expressivamente o impacto negativo que o phishing poderia causar na sua rede de contatos.
Entenda mais sobre a nossa atuação no tópico abaixo!
Proteja a sua marca contra o phishing com a Branddi!
Aqui na Branddi nós trabalhamos incansavelmente para garantir tranquilidade e segurança para a sua marca.
Contra casos que envolvam ações de phishing e outras fraudes, nosso time combina expertise e inteligência artificial para realizar um monitoramento completo nas redes sociais, Google Ads e SACs. Isso tudo além de garantir uma análise competente nos mais de 2.000 TLDs existentes.
Assim, caso nosso sistema identifique um comportamento suspeito envolvendo a sua marca, seguimos com o envio de notificações e denúncias em mais de 5.000 plataformas, como:
- Registradores de domínio;
- Servidores;
- Navegadores;
- Lojas virtuais;
- Gateways de pagamento;
- E plataformas de anúncios.
Assim, conseguimos acompanhar o seu caso de forma amigável e extrajudicial até o encerramento, atingindo até 80% de sucesso na diminuição de reclamações e 99% no takedown dessas ocorrências.
Entre em contato com o nosso time e entenda como podemos elevar a proteção da sua presença digital!
Pronto para blindar sua marca?
Não deixe seus clientes caírem nas garras de concorrentes, golpistas e aproveitadores.