
Se antes falávamos sobre as expectativas e temores envolvendo o uso de inteligência artificial no universo empresarial, atualmente essa tecnologia já não é mais uma tendência futura: é a nossa realidade.
Ainda assim, existe uma certa insegurança que paira sobre o assunto, principalmente por parte daquelas marcas que temem que a I.A possa resultar em perdas de controle sobre processos.
Mas, afinal, o que é a inteligência artificial: vilã ou aliada? Venha com a Branddi e entenda mais sobre o assunto!
A popularização da I.A nas empresas

A inteligência artificial tem sido usada cada vez mais no ambiente corporativo. Afinal, possibilita uma série de vantagens competitivas, como automação de tarefas repetitivas, análise avançada de dados e a personalização de serviços em uma escala impossível de forma manual.
Prova disso é que, hoje, esse uso já é cotidiano em mais de 70% das companhias, de acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” realizada pela McKinsey.
Essa faceta positiva e esperançosa sobre os usos da I.A, entretanto, é apenas um dos lados da moeda. Isso porque, embora traga inúmeros benefícios, como a melhoria na eficiência operacional e a possibilidade de insights mais rápidos e precisos, como citamos acima, a inteligência artificial também levanta questões complexas que não podem ser ignoradas.
Entre elas, podemos citar o uso dessa ferramenta para criar deepfakes, perfis falsos e manipulação de informações que podem prejudicar seriamente a credibilidade e a lucratividade de uma marca. E é por causa dessas consequências que outro estudo (esse realizado pela Kaspersky) intitulado “Defesa cibernética e IA: você está pronto para proteger sua organização?” revelou que 85% das empresas brasileiras ainda enxergam a I.A como uma ameaça.
Mas qual é realmente a verdade?
A verdade sobre o uso de I.A em empresas
A grande resposta sobre se a inteligência artificial é uma ameaça ou aliada para marcas é: depende. Mas como assim?
Podemos dizer isso porque, independentemente de qual seja o seu posicionamento sobre esse uso, é fato que, em uma hora ou outra, a sua marca será impactada pela I.A, seja por decisão própria ou pela ação de golpistas e violadores.
Ou seja, essa escolha deve refletir mais do que opiniões pessoais e, sim, mirar no que é necessário para a sustentabilidade e o diferencial estratégico do seu negócio. Isso porque as empresas que adotam a inteligência artificial (chamadas também de IA-First) já estão saindo na frente, melhorando as suas operações, testando novos modelos de negócio e, ainda mais importante: se protegendo de forma mais eficiente da ação de golpistas.
Como a I.A pode blindar a sua marca?
Quando a sua marca está sofrendo ataques realizados por meio de golpistas usuários de I.A, a situação pode ser desafiadora, mas a boa notícia é que a inteligência artificial também pode ser uma poderosa aliada na proteção e blindagem da sua marca.
Afinal, permite um monitoramento rápido para a detecção desses casos, promovendo uma resposta rápida e eficaz, equiparada à velocidade da atuação desses violadores.
E é por isso que aqui, na Branddi, trabalhamos dia após dia unindo a I.A à expertise humana para criar soluções exclusivas e capazes de manter as empresas protegidas em um mercado cada vez mais digital com o marketing de blindagem.
E a sua marca: como está se preparando para enfrentar os desafios digitais e se proteger contra ataques?
Pronto para blindar sua marca?
Não deixe seus clientes caírem nas garras de concorrentes, golpistas e aproveitadores.