Blog

Brasil e França se unem contra a violação de marca: entenda

Brasil e França se uniram no combate à pirataria e violação de marca. Venha com a Branddi e entenda mais sobre a parceria e seus impactos!
Brasil e França se unem contra a violação de marca: entenda

Aqui, na Branddi, falamos constantemente sobre como as violações de marca impactam negativamente não apenas no rendimento e na imagem das marcas atingidas, mas também de forma social, em todo o país. Prova disso é que, em 2024, enfrentamos um prejuízo de R$ 468 bilhões, um recorde histórico de perdas causadas pela pirataria.

Porém, essas violações não são um problema apenas nacional: o mundo todo enfrenta desafios semelhantes quando o assunto é a proteção de marcas e a luta contra falsificações. 

E foi diante desse cenário que Brasil e França decidiram unir forças em um acordo bilateral para fortalecer o combate à pirataria e às violações de propriedade intelectual

Venha com a Branddi e entenda melhor sobre essa parceria!

O que é essa iniciativa?

No final do ano passado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) se reuniu com o Comité National Anti-Contrefaçon (CNAC), da França, para formalizar um Memorando de Entendimento, com o objetivo de criar uma cooperação internacional no combate à pirataria e violação de marca

Para isso, foi estabelecida uma agenda completa de colaboração focada no fortalecimento da proteção à propriedade intelectual por meio da troca de informações estratégicas, capacitação técnica e desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao tema.

Além disso, a parceria busca aumentar a conscientização da sociedade sobre os impactos negativos da pirataria e da falsificação, que vão além das perdas financeiras, afetando a segurança do consumidor, a geração de empregos, a arrecadação tributária e o desenvolvimento empresarial.

Os impactos da violação de marca e da pirataria para empresas

Como falamos acima, o meio empresarial é uma das principais vítimas da pirataria e da violação de marcas. Afinal, essas ameaças comprometem não apenas a receita das empresas, mas também sua credibilidade, competitividade e inovação por meio de:

  • Perdas financeiras: aqui entra a redução de vendas e conversões aos canais originais, desvalorizando e diluindo a marca oficial;
  • Danos à reputação: o uso indevido de uma marca gera associações negativas com produtos de baixa qualidade, afetando a confiança dos seus consumidores;
  • Redução de investimentos e parcerias: empresas que enfrentam constantes violações de marca podem ter dificuldades para atrair investidores e fechar parcerias estratégicas devido ao risco envolvido no negócio;
  • Riscos à saúde e à segurança do consumidor: em setores como o cosmético e o farmacêutico, produtos falsificados podem representar riscos reais à saúde e segurança das pessoas, levando a impactos negativos na marca e possíveis ações judiciais;
  • Riscos jurídicos e operacionais: a sua marca pode pagar pela falta de proteção adequada, sofrendo com custos legais elevados.

Isto é, assegurar a proteção digital da sua marca não é apenas uma questão de manter a exclusividade do seu nome e identidade visual, mas também de garantir a segurança do seu negócio e do consumidor.

Como então manter a sua marca blindada contra a pirataria e as violações de marca?

Ainda que ações como a parceria entre França e Brasil sejam essenciais para criar um movimento global para a criação de um futuro livre dessas ameaças, a proteção da sua empresa não pode esperar. Afinal, ignorar os riscos atuais pode significar perdas irreversíveis para o seu negócio.

E é exatamente aí que a Branddi atua: usando o marketing de blindagem para garantir que a sua marca chegue até esse futuro protegida e preparada para enfrentar os desafios digitais. 

Continue acompanhando nosso blog para entender mais sobre a nossa atuação!

Escrito por:
Branddi
IP Team

Leia outros

Como dados, tecnologia e atuação proativa colocaram a Branddi no centro das discussões sobre prevenção a golpes online

Branddi na Mídia: o destaque sobre segurança digital na Black Friday 2025

Como dados, tecnologia e atuação proativa colocaram a Branddi no centro das discussões sobre prevenção a golpes online
Entenda como a explosão de anúncios e novos vendedores na Black Friday abre espaço para falsificadores. E aprenda a proteger seu negócio online!

Falsificação e pirataria digital: o risco oculto da Black Friday

Entenda como a explosão de anúncios e novos vendedores na Black Friday abre espaço para falsificadores. E aprenda a proteger seu negócio online!
Understand the role of the Minimum Suggested Price (PMS) in preventing price wars and protecting your brand's reputation.

PMS and price war: how to protect margins and relationships?

Understand the role of the Minimum Suggested Price (PMS) in preventing price wars and protecting your brand's reputation.

Pronto para blindar sua marca?

Não deixe seus clientes caírem nas garras de concorrentes, golpistas e aproveitadores.