
O Dia dos Pais já passou, mas as táticas de golpes que se intensificaram nesse período festivo persistem, deixando um rastro de prejuízos para consumidores e marcas. Entre eles, produtos falsificados e sites clonados, que continuam sendo armadilhas perigosas no ambiente online, exigindo atenção redobrada.
Ou seja, embora a data comemorativa tenha chegado ao fim, as projeções da ClearSale, que apontavam para mais de 41 milhões em tentativas de golpes no e-commerce, demonstram a magnitude do problema.
Interessado em entender mais sobre como esses golpes continuam ativos e como se proteger a longo prazo? Continue lendo com a Branddi!
O legado dos sites falsos do "Dia dos Pais"

A Agência Lupa desmascarou um golpe que utilizava o nome do Mercado Livre, uma tática que, infelizmente, não se restringe ao período do Dia dos Pais.
Dessa vez, em vez de um Pix falso pontual, o golpe evoluiu para a criação de sites clonados que imitam a plataforma de e-commerce, oferecendo produtos com descontos irrealistas ou prometendo brindes para quem realizar compras através do site falso.
A falsa promessa de um bom negócio ainda atrai vítimas, que jamais recebem o produto e perdem o dinheiro investido. Além disso, a venda de produtos falsificados, que se intensificou no período do Dia dos Pais, não arrefeceu.
Esses produtos, que vão desde eletrônicos e roupas até perfumes e relógios, continuam sendo oferecidos com preços muito abaixo do mercado, iludindo consumidores que buscam economizar, mas acabam sendo lesados.
Quando chegam, além da qualidade inferior e do não cumprimento das especificações do produto original, os falsificados podem representar riscos à saúde e à segurança dos consumidores. Afinal, a falta de garantia e assistência técnica também são problemas comuns.
As categorias de produtos que foram mais visadas durante o Dia dos Pais continuam a ser alvo de fraudadores, incluindo:
- Gift cards (vendidos com saldos inexistentes ou códigos falsos);
- Perfumes (imitados com fragrâncias de baixa qualidade e embalagens enganosas);
- Celulares (vendidos como novos, mas sendo modelos usados ou recondicionados).
E como fazer para se proteger?
Para proteger a sua marca e os seus consumidores contra essas ameaças persistentes, a vigilância e a adoção de medidas preventivas são essenciais:
- Para o consumidor: mantenha-se alerta a preços muito baixos e promoções exageradas, verifique a reputação dos vendedores, mesmo após o Dia dos Pais, analise fotos e descrições dos produtos com atenção, compre em sites e lojas oficiais ou revendedores autorizados, confirme a segurança dos sites (cadeado no navegador) e nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras em sites suspeitos;
- Para o varejista: monitore a internet para identificar o uso indevido da sua marca. Mesmo fora de datas comemorativas, invista em proteção digital para resguardar seu site e seus consumidores, eduque seus clientes sobre os riscos de golpes e falsificações.
Lembre-se: a proteção contra ameaças online e falsificações não é um esforço pontual, mas uma necessidade contínua. E ao se manter informado e tomar as precauções necessárias, você pode proteger o seu bolso, a sua saúde e a reputação do seu negócio.
A preocupação com a proteção da sua marca e a confiança dos seus clientes é constante? A Branddi oferece soluções de monitoramento e combate à venda de produtos falsificados e à criação de sites clonados, garantindo proteção o ano todo.
Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a proteger seu negócio não só no Dia dos Pais mas durante o ano todo com o marketing de blindagem!
Pronto para blindar sua marca?
Não deixe seus clientes caírem nas garras de concorrentes, golpistas e aproveitadores.