
Se você é um empreendedor, é possível que as oportunidades e desafios próprios dos marketplaces não sejam uma novidade. Isso porque, de acordo com pesquisas, atualmente cerca de 84% dos lojistas que atuam no e-commerce utilizam marketplaces em suas estratégias.
Porém, mais importante do que estar presente nesses canais é garantir que sua marca esteja protegida neles. Isso porque, se você não fizer esse trabalho, violadores e golpistas estarão prontos para se apropriar dos seus lucros e explorar as vulnerabilidades da sua operação.
Agora é o momento de agir e garantir que ninguém utilize sua marca ou a confiança dos seus consumidores para obter vantagens indevidas. Continue acompanhando com a Branddi para saber mais!
A popularização dos marketplaces

Até bem pouco tempo atrás, falar sobre compra online era uma aposta incerta do mercado. Isso porque muitos consumidores ainda tinham receio de inserir dados pessoais ou bancários na internet, e a experiência de compra digital estava longe de ser confiável.
Hoje, o cenário é outro. Os marketplaces não só se consolidaram como os principais canais de venda no ambiente digital, como também se tornaram verdadeiros centros comerciais virtuais — reunindo milhares de marcas, produtos e consumidores em um só lugar. Prova dessa popularização é que hoje esses marketplaces conquistaram a preferência dos consumidores, superando até mesmo os buscadores de pesquisa.
É isso que revelou o relatório Marketplace Shopping Behavior 2025, realizado pela ChannelEngine em parceria com a Sapio Research.
Porém, a pesquisa ainda trouxe diversos outros dados interessantes, como:
- 63% dos consumidores priorizam as compras por marketplace;
- 93% dos compradores realizam pesquisas online antes de adquirir um produto ou serviço;
- Um em cada cinco consumidores navega semanalmente por marketplaces.
Ou seja, mais do que apenas um canal de vendas e compras, os marketplaces também se tornaram um espaço capaz de impactar na reputação, na confiança dos seus consumidores e na forma como sua marca é percebida no ambiente digital.
Os perigos que rondam os marketplaces
Que os marketplaces possuem diversos benefícios e facilidades, tanto para lojistas quanto para empresários, você provavelmente já sabe. Afinal, essas plataformas oferecem uma estrutura pronta para vender, sem a necessidade de investir em um e-commerce próprio ou lidar com os altos custos de desenvolvimento e manutenção de um site.
Além, é claro, de ainda atraírem um grande volume de tráfego e de muitas vezes oferecerem suporte logístico.
No entanto, esses benefícios não mascaram os desafios e ameaças que também se escondem nesses canais, como usos não autorizados, plágios, pirataria e outros tipos de violação e falsificação. Isto é, se proteger não é mais opcional — é essencial e quanto mais tempo a sua marca levar para agir, maiores serão os riscos e os prejuízos acumulados, principalmente considerando que os marketplaces se tornaram um canal tão prioritário para empresas.
Chegou o momento de reagir e proteger a sua marca contra essas ameaças digitais: e nós, da Branddi, podemos ajudar! Continue acompanhando os nossos conteúdos e conheça mais sobre as nossas soluções em marketing de blindagem.
Pronto para blindar sua marca?
Não deixe seus clientes caírem nas garras de concorrentes, golpistas e aproveitadores.